5 livros para ler nas férias

Tempo de leitura: 2 minutos

A leitura proporciona a descoberta de lugares, culturas e pessoas, por isso, nada melhor do que ler nas férias, não é mesmo? Pensando nisso, apresentamos uma lista com cinco livros incríveis que podem ser lidos no período de recesso escolar. Então, veja as dicas e escolha qual será a sua próxima leitura.

 

1 – Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias, de Ruth Rocha

Este livro é um clássico da renomada autora de livros infantis Ruth Rocha. O livro é dividido em três partes e apresenta a história dos personagens Marcelo, Teresinha e Gabriela e Carlos Alberto, respectivamente

Marcelo é menino divertido e criativo que dá novos nomes às coisas ao seu redor e inventa uma língua própria, Teresinha e Gabriela são duas meninas que mostram a importância das diferenças e Carlos Alberto retrata a importância da amizade. O livro desperta reflexões sobre o cotidiano infantil.

 

2 – Minha Mãe Tem Visão Raio-X, de Angela McAllister e Alex T. Smith

As mães são mesmo superpoderosas, não é mesmo? O livro apresenta as aventuras de um garotinho que acredita ter uma mãe heroína e visionária. No livro, ele tenta desvendar se a mãe dele é igual às mães de seus amigos.

E você, caro leitor, será que também tem uma mãe com visão raio-x?

 

3 – Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é um autor conhecido pelos seus personagens infantis. O livro Reinações de Narizinho é uma coleção de 11 histórias que fazem nascer o Sítio do Picapau Amarelo e os personagens Emília, Dona Benta, Pedrinho, Visconde, Rabicó e Tia Nastácia.

Outros ambientes como o Reino das Águas Claras e o Mundo das Maravilhas são apresentados no enredo. O livro é um misto de aventuras, realidade, fantasia e sonhos infantis.

 

 

4 – O Menino Maluquinho, de Ziraldo

O Menino Maluquinho apresenta a história de um garoto feliz, inteligente, bem maluquinho e muito querido por todos. O Menino Maluquinho vive grandes aventuras com seus amigos Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina.

Em seu livro, Ziraldo mostra a verdadeira face de uma infância saudável, alegre e bem aproveitada, e seus ensinamentos ultrapassam a fase infantil e são destinados à vida toda.

 

5 – Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcellos

José Mauro de Vasconcellos apresenta a história de Zezé, um menino de seis anos que nasceu em uma família pobre e que precisa amadurecer antes do tempo. Zeca conversa com seu pé de laranja lima e revela seus sonhos e desejos.

A sensibilidade e a inocência de Zezé se contrapõe à realidade vivida por ele, no entanto, apesar da situação difícil a qual Zezé é submetido, o livro retrata a importância do despertar da ternura infantil que existe em cada um de nós.

 

Esperamos que você reserve momentos para ler nas férias. Leitura é aprendizado e diversão. Escolha o seu próximo livro!

Você gostou das nossas sugestões? Tem mais alguma para acrescentar? Estamos ansiosos pelo seu comentário!