Aprenda como estudar corretamente

Tempo de leitura: 2 minutos

Este texto é para você que começa a estudar e acha tudo ao seu redor mais interessante do que o assunto!

 

Continue a leitura, livre-se da procrastinação e aprenda logo como estudar corretamente!

 

Você estuda para quê?

Com certeza você estuda para conseguir uma vaga em um curso superior, não é mesmo? Então, reflita agora: o que é preciso para alcançar esse objetivo? A resposta é ESTUDAR.

Não há como fugir, os bons resultados nas provas escolares e o ingresso no curso superior dos seus sonhos precisa desse esforço para se concretizar.

Então, vamos lá!

 

Faça um cronograma

Se você estuda para as provas escolares, para o Exame Nacional do Ensino Médio ou para um vestibular tradicional, a recomendação é a mesma: faça um cronograma!

Liste o conteúdo que precisa ser estudado, identifique aqueles que você tem mais dificuldade e priorize-os. Depois, crie uma tabela com os dias e horários disponíveis. Por fim, é só organizar tudo nela.

Reserve um tempo não muito longo para cada disciplina. Períodos longos de estudo podem cansar a mente e favorecer as distrações, por isso também é recomendado fazer pausas.

 

Para estudar corretamente seguindo um cronograma, você deve ter uma boa noite de sono, para evitar que o cansaço atrapalhe o seu plano de estudos. E, para não se tornar repetitiva a sua rotina de aprendizagem, a ordem das disciplinas estudadas pode ser alternada periodicamente.

 

Crie uma recompensa

Uma boa tática de estímulo é ter uma recompensa para ajudar você a estudar corretamente. Funciona da seguinte maneira: se você cumprir todo o cronograma do dia, você tem uma recompensa. O prêmio pode ser um chocolate, uma fruta (cuide da sua alimentação!) ou uma pausa para assistir um episódio da sua série favorita.

Dessa maneira você se sente mais animado para concluir todas as suas tarefas. Mas não atropele o tempo, tenha calma e só conclua o cronograma do dia se você perceber que realmente valeu a pena os estudos.

 

Seja compromissado

Para não correr o risco de procrastinar, ou seja, de adiar as tarefas, coloque no seu cronograma os horários para comer e fazer uma pausa nos estudos.

E, para não ter a chance de perder da memória o conteúdo que o professor explicou, faça a atividade de casa no mesmo dia da explicação.

Como recompensa, você também pode reservar alguns minutos para acessar suas redes sociais, mas deixe esse tempo definido no cronograma. Nada de ficar horas conversando ou assistindo séries. Lembre-se do seu compromisso, assim fica fácil começar e manter uma rotina de estudos.

 

Motive-se!

Você é o único responsável para alcançar seus sonhos! Então, motive-se, coloque em prática as dicas dadas e comece e logo a estudar corretamente.

Torne o estudo algo prazeroso e lembre-se que ele é a porta de entrada para um futuro brilhante e recompensador!

 

Ficou animado para fazer e cumprir o seu cronograma? Diga como é a sua rotina de estudos!