Descubra agora 5 passos para treinar a sua escrita!

Tempo de leitura: 2 minutos

Por que é importante treinar a escrita? 

 

Na era digital, escrever à mão é se tornou uma tarefa mais difícil. O hábito de apenas digitar é, sem dúvidas um meio prático e muito mais fácil de resolver problemas no trabalho, na escola e em casa. Mas, a influência da tecnologia pode ser prejudicial para a escrita, pelo abuso de linguagem informal e a formação de frases mal construídas. 

Ter uma boa escrita pode ser uma grande vantagem para a sua vida acadêmica e profissional, fazendo a diferença, inclusive, no desempenho de provas de vestibular. A arte de escrever é desenvolvida em nós ao longo do nosso processo de aprendizado e vida escolar. 

Vários fatores podem contribuir para que a sua escrita evolua e você consiga bons resultados com isso. Vamos analisar alguns deles agora! 

 

O que pode ajudar a melhorar a escrita? 

 

Algumas dicas podem ajudar você a melhorar na hora da escrita, e nós vamos falar sobre cada uma delas agora: 

Leia mais – a leitura é uma porta de entrada para aprender mais. Quem lê, tem mais propensão a escrever de forma correta, pois a leitura aumenta o seu vocabulário.  

Treine – Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Isso também se aplica à escrita. Quanto mais você treina, mais vai ficar fera em produzir textos.  

Pontuação correta – toda vez que estiver em dúvidas na questão de pontuação ou mesmo gramaticalmente, procure saber como é o certo. Não deixe a sua dúvida sem resposta, pesquise e assim você não vai mais passar por isso quando se deparar com a mesma situação em uma prova, por exemplo. 

Foco – Não tente produzir um texto enquanto estiver desconcentrado. Concentre-se e procure manter o foco no que está escrevendo, evite manter distrações por perto enquanto faz a atividade. 

Releia o seu texto – Ao terminar de produzir o seu texto ou frase, releia-o! Caso encontre erros ortográficos ou de sentido procure saber qual seria a forma correta. 

Lembre-se: quanto mais você treinar, mais conseguirá produzir um texto com qualidade e coerência.  

E você, como tem treinado a sua escrita?