Deu branco? Aprenda a treinar a sua memória

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já teve um “branco”? Quando você mais precisa de uma informação ela simplesmente desaparece em sua mente? Esse problema é muito comum e também fácil de resolver. Tudo está ligado a seus hábitos e a maneira como você utiliza sua memória.

Algumas pessoas acreditam que não conseguem memorizar, pois logo que terminam uma leitura já não recordam de mais nada. Só que o problema não está na memória e sim em sua atenção.

Seu cérebro é uma máquina extremamente eficiente, para ele qualquer perda de energia desnecessária deve ser resolvida, e se ele perceber que uma informação não deve ser armazenada ele a descarta. Imagina se você armazenasse todas as informações que chegassem até você? Com certeza você enlouqueceria. Esquecer é parte essencial da memória.

O problema é que muitas vezes acabamos por nos esquecer de coisas importantes, como por exemplo, o que você estudou para uma prova ou até mesmo a data do seu aniversário de namoro, ou de algum parente… Se essas coisas são importantes porque você as esquece? Por vários motivos, desde o estresse até a falta de atenção.

 

COMO RECUPERAR UMA INFORMAÇÃO EM CASO DE BRANCO?

Vou te passar agora uma dica prática para conseguir recuperar uma informação em caso de “branco”. Use essa dica caso você tenha um ?branco? em uma prova ou concurso. Siga os passos:

01. Relaxe: A primeira coisa a ser feita é relaxar. Se você tem uma branco na hora da prova é porque seus níveis de ansiedade e estresse aumentaram. Tente pensar um pouco em outra coisa, algo que te acalme. A melhor coisa a ser feita é se imaginar em um local que você se sente tranquilo, fique com essa imagem mental por uns minutos, e fique tranquilo, 5 minutos de relaxamento não vão te prejudicar na prova, o pior é você deixar a ansiedade tomar conta não conseguir responder nada.

02. Siga as pistas: Confie em sua memória. Vamos ao exemplo dos nomes, de repente você se esquece do nome da sua esposa (Meu amigo, se você esquecer o nome da esposa é porque a coisa ta feia), mas enfim nesse dia você se esqueceu do nome dela. Então surge em sua mente o nome Márcia, você sabe que não é Márcia, mas você tem uma pista, é a letra M.

Você agora tem a primeira letra do nome que pode te ajudar saber qual o nome certo. Fique muito atento as pistas que sua memória dá a respeito das informações que você se esqueceu, pode ser uma letra, conceito ou informação.

03. Relacione: A partir desse ponto comece a reunir o máximo de fatos possíveis a respeito do que você pretende se lembrar. Digamos que você ainda não tenha se lembrado do nome da sua esposa, então você começa a lembrar de todos os fatos a respeito dela, do quanto ela é especial ao seu lado, veja o rosto dela em sua imaginação, pense nos momentos de alegria que passaram juntos. Quanto mais fatos você conseguir relacionar a algo que deseja lembrar é mais fácil de recordá-lo.

04. Esqueça: Se ao final dos 3 passos você ainda sim não conseguir recordar uma informação valiosa na hora da prova, esqueça. Passe para outra questão e esqueça definitivamente a outra. Você vai ver que como num passe de mágica de repente você vai recordar o que queria daí é só voltar e marcar a alternativa correta.

Essas dicas tem um efeito maior quando você estuda com regularidade, pois as informações estarão em sua memória, o problema é que a ansiedade o impediu de acessá-las. Siga cada passo corretamente e se ao final de cada um, você ainda não tiver se lembrado, então siga para o próximo.

Fonte: Estudar e Aprender