Estudar em grupo: sim ou não?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você gosta de estudar só ou em grupo? E o seu rendimento é melhor estudando sozinho ou com os colegas? Estudar em grupo é proveitoso ou não? Com certeza você já teve algumas dessas dúvidas. Para solucioná-las, apresentaremos o texto abaixo. Leia e descubra se você deve estudar em grupo ou não!

Estudar em grupo ou estudar individualmente?

Existem pessoas que preferem estudar sozinhas, outras preferem estudar em grupo e ainda existem aquelas que mesclam estudo individual com estudo coletivo. Mas, entre esses posicionamentos, qual será o mais eficiente? Em primeiro lugar, o modo mais eficiente será aquele feito da maneira correta, independentemente de ser individual ou coletivo.

Em alguns momentos será mais vantajoso estudar só, criar seus próprios horários assistir às suas vídeo-aulas, reler textos mal-entendidos. Em outros momentos você sentirá a necessidade de compartilhar seus momentos de estudo com outras pessoas para tirar dúvidas, responder questões e até mesmo reforçar seus conhecimentos ao ensinar um assunto a um amigo. Portanto, o que vale mesmo é a organização, o foco para estudar e a vontade de aprender!

Organização para estudar em grupo

Não há algo melhor do que marcar com os amigos para estudar, não é mesmo? Mas e quando a conversa ocupa todo o ambiente? O que era para ser uma reunião de conhecimento acaba se transformando em distração.

Dessa forma, para evitar um cenário como o que foi descrito anteriormente, é necessário fazer uma programação do que será estudado, com a definição de assuntos e horários. Além disso, fazer intervalos, estudando de forma individual ou em grupo, é essencial para garantir o foco e a assimilação do conteúdo.

Recomendações úteis para quem estuda só e para quem estuda em grupo

Reserve um tempo dos seus estudos para colocar em prática tudo o que foi visto na teoria, ou seja, para responder exercícios e corrigi-los, se for o caso, com o seu grupo de amigos ou o seu professor da escola. Além disso, escolha um ambiente propício para os estudos, com tranquilidade, luz adequada, mesa e cadeira confortáveis. Desse modo, seus estudos serão mais produtivos e o seu rendimento escolar será melhor.

Estudar sozinho é vantajoso e estudar em grupo também, as duas maneiras auxiliam no fortalecimento da concentração. Os estudos em grupo são mais dinâmicos e interativos, mas os estudos individuais permitem maior liberdade. Ou seja, cada modo possui os seus benefícios, cabe a você, estudante, descobrir qual deles se adequa mais ao seu perfil.

Então, você pode estudar em grupo, do mesmo modo que você pode estudar sozinho. Procure, contudo, fazer parte de grupos de estudo com poucas pessoas, pois dessa maneira será mais fácil todos se ajudarem.

Gostou do texto? Compartilhe-o com seus amigos e aproveite para deixar o seu comentário sobre o assunto!