Como estudar para o ENEM nas férias de julho

Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem estudou todo um semestre, as férias de julho representam um período de repouso da rotina escolar intensa, com viagens, passeios, mais horas de sono e diversão. Neste mês, alguns estudantes aproveitam para descansar, enquanto outros aproveitam o período para a intensificação dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Porém, entre a dúvida de estudar ou descansar, um fato é certo: é preciso, sim, estudar para o ENEM nas férias, principalmente se você teve um desempenho escolar abaixo do esperado nos meses antecedentes.

Quer saber como aproveitar as férias de julho para fortalecer os seus estudos para o ENEM? Continue a leitura e descubra neste texto!

 

Estudar ou descansar?

Antes de tudo, é preciso rever a postura adotada no primeiro semestre do ano: você estudou de verdade? Está com o conteúdo em dia? Tem alguma disciplina que você não se dedicou o suficiente? E as redações, estão sendo feitas? Esses e outros questionamentos são úteis para o planejamento das férias escolares.

Será necessário estudar para o ENEM, mesmo que você tenha estudado corretamente no primeiro semestre letivo, e você que não estudou tudo que deveria também deve aproveitar o mês de julho para estudar.

A resposta entre estudar ou descansar nas férias de julho é ter equilíbrio, afinal o ano é de preparação para o vestibular, mas o período é de férias. Então, siga as próximas recomendações e adéque-as à sua realidade.

 

Planeje um cronograma no início das férias

Reserve alguns dias e horas do mês para:

  • Avaliar e estudar as disciplinas que você tem mais dificuldade;
  • Ler livros de literatura que caem no ENEM e em outros vestibulares;
  • Fazer simulados e exercícios;
  • Responder, com a simulação do mesmo tempo, provas antigas do ENEM ou de outros vestibulares para treino;
  • Intensificar a escrita das redações;
  • Assistir filmes históricos, documentários ou séries;
  • Ler revistas e jornais. Existem revistas especificas das disciplinas do ENEM, reserve um dia para visitar as bancas de revistas da sua cidade e, assim, descobrir as revistas que estão ao seu alcance econômico.

Seguir uma rotina de preparação para o ENEM nas férias é importante para que o ritmo de estudos não seja perdido. No entanto, a rotina de estudos nas férias não deve ser exaustiva, afinal, é férias, e você não deve sobrecarregar a sua mente. É preciso relaxar e curtir com a família e os amigos os dias de descanso.

Para que você não sofra com uma carga excessiva de estudos, é possível escolher um período do dia para estudar ou, até mesmo, estipular uma determinada quantidade de horas diárias.

Na outra parte do tempo, você deve se distrair, saia com seus amigos e família, leia livros que não estejam na lista do vestibular, assista novos episódios da sua série favorita ou, simplesmente, tenha um tempo para ouvir as suas músicas prediletas. Esse descanso será importante para revigorar as suas energias no retorno às aulas.

Então, agora você já sabe que a melhor escolha é ter moderação tanto em estudar quanto em descansar. Lembre-se, este ano é decisivo para a sua aprovação no curso superior dos seus sonhos, por isso, descanse nas férias, mas estude também.

 

Você tem alguma dica de estudo para as férias de julho ou uma opção de diversão que envolva aprendizado? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar o texto com todos os seus amigos que também estão estudando para o ENEM. Boas férias e bons estudos!