Exercite seu cérebro diariamente

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Exercitar o cérebro é tão importante quanto praticar atividades físicas. Isso por quê ele é o orgão responsável pelo controle tanto da temperatura corpórea, da pressão arterial, da respiração e do raciocínio, como das emoções e concentração. Mantendo o cérebro “em forma” é possível apresentar melhores resultados cognitivos. Um estudante em época de provas, por exemplo, terá melhor performance ao escrever uma boa redação se seu cérebro estiver bem treinado.

Para mostrar como isso pode ser feito, listamos algumas dicas que farão grande diferença para você e suas práticas intelectuais.

Com qual idade deve-se começar a exercitar o cérebro?

Não existe idade correta para colocar o cérebro para trabalhar. Os jovens devem fazer exercícios justamente para não apresentarem problemas futuramente, como a perda de memória ou males que possam corromper as ligações neurológicas.

Como exercitar o cérebro?

1 – Saia do piloto automático

Pequenas mudanças na rotina do dia a dia podem ser desafiadoras para o cérebro, que fica acomodado quando fazemos tudo sempre igual. Mude o relógio de pulso, escolha outro trajeto até a escola ou trabalho, feche os olhos ao trocar de roupas, escove os dentes com a outra mão, enfim, faça coisas inusitadas para desafiar sua mente.

2 – Esqueça a agenda

Treinar a memória também é importante! Você pode se desafiar a não anotar na agenda pequenas atividades, como ir ao supermercado.

3 – Faça do dicionário um aliado

Folheie um dicionário, encontre palavras difíceis e memorize seus significados.Depois, tente utilizá-las em conversas de seu cotidiano. O estímulo àcuriosidade é muito importante para deixar o cérebro sempre afinado, por isso, se questione de tudo e aplique seus novos conhecimentos.

4 – Seu corpo e sua mente devem ser grandes amigos

Para ter um cérebro pronto para novos desafios é importante que sua saúde esteja sempre em dia. Por isso, leve um estilo de vida tranquilo, longe do estresse, tenha uma alimentação equilibrada, além de praticar atividades físicas regulares, mesmo que seja uma caminhada de trinta minutos perto de casa.

5 – Durma bem

Uma boa noite de sono é essencial para melhorar a concentração nos estudos e nas atividades cotidianas.

Que tal começar a exercitar o cérebro hoje mesmo? Siga nossas dicas e depois nos conte sua experiência.