A importância das férias para o desenvolvimento da criança

Tempo de leitura: 2 minutos

As férias chegaram e, com elas inúmeras crianças com muito tempo livre e energia para gastar. Você sabia que este período, assim como o momento das aulas, também é importante para o desenvolvimento da criança? Um estudo da Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) mostrou que as férias influenciam positivamente no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Descubra mais sobre a importância das férias no desenvolvimento infantil com o texto abaixo.

 

É tempo de brincar

Isso mesmo, os dias livres das obrigações escolares diárias são sinônimos de brincadeiras para as crianças, seja em colônia de férias, na própria casa, na casa dos amigos ou na casa dos avós.  A diversão do período também gera aprendizado e aprimora o conhecimento adquirido na sala de aula, o tempo fora da escola é importante para a solidificação do que foi aprendido na sala de aula.

Então, já que as crianças têm muita disposição e tempo para utilizá-la, vamos a algumas dicas para que vocês, pai e mãe, saibam como tornar as férias das crianças um período de conhecimento, diversão e desenvolvimento.

É necessário que as atividades realizadas neste período sejam variadas, brincadeiras ao ar livre, na casa dos amigos, jogos de memória e raciocínio e outros, é importante que os pais deixem as crianças liberarem a imaginação, mas sempre observando as brincadeiras feitas, para que sejam evitados cortes, afogamento e choque elétrico. Portanto, fique sempre atento para evitar a ocorrência de acidentes domésticos.

As brincadeiras de desenho ou escultura são úteis para o aprendizado de artes visuais e da cultura em geral. Atividades envolvendo leitura fortalecem as habilidades de comunicação e organização de ideias, as disciplinas da escola estão intrinsicamente relacionadas com algumas atividades lúdicas, veja só:

  • Língua portuguesa = atividades de leitura e escrita;
  • Matemática = na formação de equipes para jogos as crianças precisarão fazer divisões ou no compartilhamento de algum brinquedo, são alguns dos exemplos em que a matemática está inserida;
  • História e Geografia = passeios a lugares antigos da cidade e observação da formação de montanhas, relevos, etc;
  • Biologia = passeio a um zoológico;
  • Artes = mímica, desenho, pintura e atividades teatrais.

Além disso, filmes e músicas também podem ser relacionados a algum lugar, uma situação, um personagem histórico. Também, sempre é possível reforçar a importância do compartilhamento, do respeito e da tolerância quando o seu filho estiver brincando com os amigos.

Então, o período de férias é para descansar, brincar, mas também é possível aprender.

 

Gostou do texto? Então, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!