Descubra o que é possível fazer com a nota do ENEM

Tempo de leitura: 4 minutos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é utilizado por estudantes que pretendem ingressar no ensino superior. Porém, você sabe exatamente como a pontuação obtida no exame pode ser utilizada? Descubra tudo isso neste texto e prepare-se desde já para garantir um boa pontuação e utilizar a sua nota do ENEM para garantir a sua vaga no curso superior dos seus sonhos!

 

Possibilidades de utilização da nota do ENEM

A nota do ENEM é utilizada para o ingresso no ensino superior. Entenda, agora, como a pontuação pode servir para proporcionar um novo rumo à sua vida.

 

Vestibular simplificado de faculdades particulares 

Muitas faculdades particulares brasileiras utilizam a pontuação do ENEM como critério para o ingresso no ensino superior, processo esse comumente chamado de vestibular simplificado. O estudante que pretende ingressar por esse meio precisa seguir as orientações do edital do vestibular, que apresentam a pontuação aceita. No entanto, um fato é certo: o estudante precisa ter tirado uma nota maior que zero na redação!

 

Sisu

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é possível ingressar em universidades públicas federais, estaduais ou institutos federais de todo o Brasil, contudo, as instituições precisam aceitar o Sisu como porta de entrada para o ensino superior.

O processo de seleção do Sisu acontece duas vezes por ano. As vagas para as universidades são muito disputadas, por isso, o estudante precisa estudar para garantir uma boa pontuação no ENEM.

 

Sisutec

O Sisutec é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Por meio desse sistema são ofertadas vagas em cursos técnicos por instituições públicas e particulares de ensino superior, ou instituições de educação profissional e tecnológica. Os candidatos são classificados de acordo com suas notas no ENEM. O processo de inscrição é feito pela internet, no site do Sisutec.

 

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsa parcial ou total de estudos em faculdades particulares. O programa segue alguns critérios*, de acordo com o próprio site do Prouni, como:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em rede privada, sendo bolsista integral na própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Para concorrer às bolsas ofertadas pelo Prouni, o estudante precisa ter a média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é utilizado para financiar o ensino superior em instituições particulares, de forma parcial ou total. O estudante só começa a pagar a sua dívida um período após a conclusão do curso, com os benefícios de juros baixos e prazo longo. Assim como o Prouni, um dos requisitos para o Fies é a nota aritmética das provas do ENEM igual ou superior a 450 pontos e a nota na redação diferente de zero.

 

Complementar a nota do vestibular

Algumas faculdades utilizam o vestibular tradicional como modo de ingresso e permitem que os candidatos utilizem a nota do ENEM para complementar o seu resultado, ingressando, desse modo, no ensino superior. Leia sempre detalhadamente o edital completo do vestibular para saber se a instituição pretendida permite a utilização da nota do ENEM com esse objetivo.

 

Estudar em uma universidade estrangeira

Determinadas instituições de ensino superior de Portugal aceitam a nota do ENEM para entrada nelas, porém, o estudante fica responsável por todas as despesas geradas.

 

Viu só todas as possibilidades que a pontuação do ENEM oferece aos estudantes que fazem o exame. E, você, já está se preparando para ingressar no ensino superior? Deixe seu comentário e compartilhe o texto com seus amigos!

 

* As informações sobre o PROUNI foram obtidas na página oficial do programa: siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php#conhecendo