Saiba como orientar seu filho no uso da internet

Tempo de leitura: 3 minutos

A internet é bastante útil para auxiliar as crianças em pesquisas escolares ou ser fonte de entretenimento saudável. No entanto, o uso da internet requer algumas precauções. O entendimento da criança sobre os perigos da internet pode ser pouco, e, por isso, elas precisam de orientação sobre sua postura virtual.

Os pais ou responsáveis pelas crianças têm papel essencial nesta conscientização e é por isso que apresentamos este texto com orientações sobre a utilização da internet. Continue a leitura e veja o que fazer para proteger a sua criança!

 

O bom uso da internet

As crianças devem ser instruídas sobre as informações que divulgam na internet e sobre os amigos que são feitos nas redes sociais, pois, apesar de haver restrição para o ingresso, as redes sociais são utilizadas abundantemente pelas crianças e por pessoas de diversas idades. Os pais também devem estar alertas para não divulgar nas redes sociais toda a rotina da criança, pois, as informações obtidas podem ser utilizadas por pessoas com más intenções.

Então, confira as recomendações extraídas do portal Internet Segura direcionadas às crianças, neste caso, os pais devem ser os conselheiros sobre as precauções:

  • Pensar bem antes de publicar;
  • Evitar a divulgação da localização;
  • Não marcar encontros;
  • Não marcar conversas com desconhecidos por meio de vídeos;
  • Não passar a sua senha para outras pessoas;
  • Avisar a um adulto a ocorrência de ameaças ou constrangimentos;
  • Ter cuidado ao acessar sites e links.

Os pais devem orientar seus filhos acerca da reflexão durante o uso da internet pois, apesar das inúmeras vantagens proporcionadas, ela oferece riscos, quando não utilizada de modo prudente. Por isso, as crianças precisam aprender a usá-la de maneira sensata.

 

Já as orientações destinadas aos pais são:

  • Manter o computador em um local público da casa;
  • Manter o computador seguro;
  • Instalar e manter atualizado os mecanismos de segurança;
  • Configurar o modo “controle para pais”, que restringe determinados conteúdos.

 

Utilização segura da internet

Geralmente, as redes sociais têm um limite de idade para a criação do perfil, mas, mesmo assim, muitas crianças estão ativas nelas. Desse modo, elas precisam ser direcionadas sobre como deve ser seu comportamento virtual.

Para que a internet seja utilizada com segurança, os filhos devem ser orientados a não conversar com estranhos, utilizar a internet com equilíbrio, refletir antes de publicar fotos e vídeos seus e dos outros, não divulgar conteúdo agressivo e, acima de tudo, a respeitar o próximo.

O uso excessivo da internet pode causar problemas de saúde (como dores na coluna) e prejudicar o desempenho escolar da criança, por isso, regule os horários que o seu filho entra na internet e esteja atento para que esse uso não impeça a realização de outras tarefas, como os deveres escolares.

 

Seguindo as orientações deste texto você estará mais capacitado para proteger a sua criança contra possíveis perigos que a internet pode causar. Acesse o portal internetsegura.br e fique mais informado sobre o tema.

 

Você tem outra recomendação para o bom uso da internet? Deixe seu comentário!