Qual a diferença entre ler e estudar?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você acha que ler é a mesma coisa que estudar? Se a sua resposta foi “sim”, você precisa ler este texto e compreender a distinção entre os termos. Uma oposição entre ler e estudar reside no fato de que ler envolve uma postura passiva, enquanto estudar requer uma postura mais ativa da pessoa. Então, se você já terminou de ler um texto e ao final dele percebeu que entendeu pouca coisa, continue lendo este texto, entenda agora mesmo a diferença entre ler e estudar e melhore seu rendimento na escola! 

 

Diferença entre ler e estudar 

Ler é uma decodificação e compreensão de um conteúdo escrito ou visual, já estudar é um ato, que envolve a leitura, mas não somente ela, requer também, observações e um olhar mais apurado sobre o conteúdo. Estudar é uma ação ativa, isto é, para aprender é necessário refletir sobre o que está sendo visto, questionar-se, pesquisar, ou seja, não basta apenas ler. 

Testar de variadas formas o que foi lido e refletido, ou seja, estudado, é a melhor maneira de garantir a produtividade nos estudos e a conquista do conhecimento e de maior rendimento. Entenda o que você pode fazer para, de fato, aprender: 

  • Faça anotações; 
  • Elabore mapas mentais; 
  • Fale sobre o que você aprendeu; 
  • Explique a alguém o que visto; 
  • Faça testes; 
  • Faça resumos. 

É preciso ler para estudar, mas estudar não significa apenas ler. Você pode fazer uma primeira leitura para conhecimento do assunto e, em seguida, voltar ao conteúdo já com um olhar mais analítico, atencioso e crítico, fazendo uso de uma ou mais técnicas de estudo acima mencionadas.  

 

Esperamos que este texto tenha ajudado a você na compreensão sobre a diferença entre estudar e ler. Então, para garantir uma aprendizagem melhor na escola, continue na sua vida escolar com uma postura mais analítica e autônoma.  

Certamente as mudanças positivas serão visíveis quando você adotar novas técnicas de estudo no seu dia a dia. Aprender as técnicas certas que aprimoram os estudos reduzem um tempo que provavelmente seria perdido com leituras repetitivas, inalteradas e sem fixação do conteúdo. 

Gostou do texto? Compartilhe-o com seus amigos para que eles também melhorem a qualidade dos seus estudos.