Descubra como estudar corretamente a redação para o ENEM

Tempo de leitura: 3 minutos

Atingir a nota mil na redação é o sonho dos estudantes que se preparam para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Você sabia que esse sonho pode se tornar realidade se forem seguidas algumas recomendações? Então, descubra como estudar corretamente a redação para o ENEM.

 

Treine

Treinar é a dica que pode ser considerada a mais importante para a redação do ENEM. Quanto mais o estudante treinar a sua escrita, maiores serão as chances de notas elevadas.

Os treinos servirão para que o estudante pratique a estrutura da redação, que deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão, o tipo textual, que deve ser dissertativo-argumentativo e, além disso, os possíveis temas.

Para que os treinos sejam mais produtivos, o estudante precisa ter conhecimento para produzir o texto. Dessa maneira, o hábito de ler deve ser intensificado. A leitura proporciona o aumento do vocabulário e o entendimento do processo de escrita. O hábito de leitura pode ser aprimorado por meio de artigos de opinião, de jornais e revistas.

 

Saiba, agora, o que deve conter em cada parte do texto dissertativo-argumentativo:

  • Introdução: contextualização do tema e apresentação da tese;
  • Desenvolvimento: apresentação dos argumentos que sustentarão a tese;
  • Conclusão: retomada da tese, confirmação dos argumentos e apresentação da proposta de intervenção. Os agentes da mudança (sociedade, escola, família, indivíduo, instituição não governamental, igreja, governo…) devem aparecer na proposta de intervenção, o estudante precisa escrever quem será responsável pela mudança, como a mudança será feita, quando, quais os impactos da proposta e quem será beneficiado.

É preciso lembrar sempre dessa estrutura no momento dos treinos. Para que a preparação seja feita de forma correta é preciso estudar as atualidades do Brasil e do mundo, por meio de acesso a sites de notícias, de jornais televisivos ou impressos e da leitura de revistas de atualidades específicas para o ENEM.

 

O estudante deve fazer rascunhos antes de iniciar a escrita dos seus textos. Os rascunhos ajudam na organização dos parágrafos e no desenvolvimento dos argumentos. O rascunho pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Escreva tudo que você souber sobre o assunto;
  • A partir do que você escreveu, analise o que pode ser utilizado na escrita da redação;
  • Defina o seu posicionamento sobre o assunto;
  • Escolha os argumentos que sustentarão o seu posicionamento.

A escrita definitiva do texto deve ser feita após o rascunho. Cabe ressaltar que existe um tempo determinado para a realização da redação e das outras provas do ENEM. Por isso, quando as datas da prova estiverem próximas, o estudante deve treinar cronometrando o tempo.

Estudar corretamente para a redação do ENEM inclui:

  • Aprender a construir argumentos;
  • Saber defender a sua tese;
  • Utilizar os elementos coesivos;
  • Treinar a letra;
  • Aprender a escrever um texto convincente.

 

Com essas dicas a sua preparação para a redação do ENEM será muito mais proveitosa. Esperamos que o texto seja uma ajuda nos seus estudos.

 

Deixe seu comentário dizendo como você estuda para a redação do ENEM!