Confira os cliques de mais uma edição do Arraiá do Zé Chiquim 2022

 

No dia 17 de junho de 2022, o Colégio São Francisco realizou mais uma edição do Arraiá do Zé Chiquim.

Foi uma noite de muita alegria, com apresentações de quadrilhas, danças folclóricas feitas pelos alunos CSF.

Confira a programação:

1º DANÇA – 1º ANO – (Dança do Balancê) – 18h15min

2º DANÇA – Maternal e Infantil I (Dança do Requebradinho) -18h45min

3º DANÇA – Infantil II – (Dança Asa Branca) – 19h15min

4º DANÇA – 2º ANO – (Dança da Mandioca) – 19h45min

5º DANÇA – Infantil III – (Dança É Proibido Cochilar) – 20h15min

6º DANÇA – Infantil IV – (Dança Sai Preguiça) – 20h45min

7º DANÇA – 3º ANO – (Dança Eu só Quero Um Xodó) – 21h15min

8º DANÇA – 4º ANO – (Dança Caipira São João de Todos os Tempos) – 21h45min

9º DANÇA – 5º ANO – (Dança Eu Sou São João) – 22h15min

HISTÓRICOS DAS DANÇAS:
1º ANO – (Dança do Balancê) A dança do balancê foi trazida pelos portugueses por volta de 1830, se tornou popular e fundiu – se com outras manifestações populares brasileiras. Algumas palavras de comando anunciadas pelo marcador são derivadas do francês, como balancê que veio de balancê, ou seja, balanço. • MATERNAL E INFANTIL I (Dança Do Requebradinho) As Festas Juninas já são tradição no Brasil. E junto com elas sempre vemos as suas roupas alegres e bastante coloridas assim com os pratos típicos que representam a fertilidade das terras e as boas colheitas, como também, foram introduzidas várias brincadeiras, além das danças populares que anima e fortalece a união do povo. João Collares educador e músico, começou a criar músicas e coreografias para serem trabalhadas com crianças da pré-escola ao primeiro grau. Assim, surgiram as músicas do CD “Festança no Arraiá” lançado em 1998, direcionado às tradicionais festas juninas. Esse CD é rico em informações e evidencia as tradições, e suas letras induzem os passos das coreografias. A música Requebradinho traz consigo a melodia junina e a letra reforça a ideia de uma festa alegre, comemorativa, animada e de movimentos simples que vem a embalar a dança infantil. Pontuando a roda e a fogueirinha como um dos elementos desta festa e o requebrado do corpo. • 2º ANO – (Dança da Mandioca) A Dança da Mandioca traz o ritmo do forró, que ao longo de sua história reúne muitas curiosidades que marcam bastante a cultura nordestina. Derivado do nome “forrobodó”, que significa confusão, arrasta-pé, ou farra, o forró surgiu no século XIX, na região de Pernambuco, onde eram realizados bailes populares. Foi a partir de 1950 que a história do forró começou a ganhar força em todo o cenário nacional. No início da história do forró, as composições eram inspiradas no modo de vida do nordestino e do povo do sertão. As letras costumavam retratar os hábitos e costumes desse povo, desde as alegrias até as tristezas e dificuldades, falava-se muito de amor, lembranças e saudades da terra.
Infantil II – (Dança Asa Branca) Asa Branca é uma canção de baião, de autoria da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, composta em 3 de março de 1947. A canção é bastante apresentada em tempos de São João. A mesma relata sobre o período de seca do nordeste que todos os anos castiga os homens, a vegetação e os animais. Na letra, a Asa Branca “bateu asas do sertão” indica a quão severa estava a temporada de seca na região. “A canção está relacionada à época de seca, e reforça como vivem o povo daquela região. 3º ANO – (Dança Eu só Quero Um Xodó) O clássico Eu Só Quero um Xodó, de Dominguinhos, grande cantor, compositor e sanfoneiro de Garanhuns, Pernambuco, em parceria com a também pernambucana de Recife, Anastácia, sua companheira a época, foi gravado pela primeira vez em 1974. A música já soma mais de 250 regravações em várias línguas, como o inglês, holandês e italiano. A letra curta e o ritmo contagiante de “Eu só quero um xodó” já foi gravada por vários cantores de estilos diferentes como: Gilberto Gil, Elba Ramalho dentre outros. Além disso, nas suas centenas de gravações, “Eu só quero um xodó” teve várias roupagens, foi gravada como Arrasta-pé, Xote, Reggae e balada. Infantil III – (Dança É Proibido Cochilar) Estilo musical, dança, festa, tudo junto ou separado. Ritmo que embala as festas juninas em todo país, o forró é mais uma herança africana incorporada à cultura brasileira. O ritmo é dançado juntinho, mas quem não tem par também pode arrastar o pé sozinho. O forró nordestino é nossa marca maior, uma espécie de identidade cultural brasileira. A música “É Proibido Cochilar” foi gravada pelo grupo Os Três do Nordeste, um trio de cantores, instrumentistas e compositores de forró do Brasil. Sua letra enaltece a grade influência do Forro nordestino para a cultura brasileira. 4º ANO – (Dança Caipira São João de Todos os Tempos) A canção fala dos ritmos, danças e das tradicionais brincadeiras da Festa Junina. Seu principal ritmo é o forró, estilo musical popularmente associado a outros gêneros: o xote, o xaxado e o baião. Neles, a base instrumental utilizada é a sanfona, o triângulo e a zabumba.
Infantil IV – (Dança Sai Preguiça) A música “Sai Preguiça” é da compositora Maria Celeste da Silva. A canção apresenta cantigas de roda que fazem parte da rotina da educação infantil. Como o objetivo de brincar, e desenvolver a audição, ritmo, movimentos e o equilíbrio. As cantigas de roda fazem parte do folclore e contribui para o desenvolvimento das crianças, com letras simples e cativantes, elas são pensadas especialmente para crianças. Porém, mesmo com toda essa simplicidade, é difícil segurar o desejo de querer dançar e girar junto com os pequenos, já que isso pode nos lembrar do tempo em que éramos crianças. 5º ANO – (Dança Eu Sou São João) A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É de lá que vem as características do nosso “jeitinho brasileiro”. A canção retrata a musicalidade nordestina onde os instrumentos musicais como a zabumba, triangulo pandeiro e a sanfona, criam vida. A mesma traz pontos marcantes da cultura nordestina em especial as festas juninas, destacando a culinária, vestimentas, músicas, danças típicas, como por exemplo o forró, xaxado e o baião. Também destaca as tradicionais brincadeiras juninas, grandes personalidades nordestinas como Lampião e Luís Gonzaga. “Eu sou São João” caracteriza a região nordeste, seu povo e sua cultura.
Parabéns a todos os protagonistas que fizeram essa linda festa de São João do CSF, em especial ao nos alunos e seus familiares.

Fonte: Comercial & Marketing CSF 2022.

Confira os cliques de mais uma edição do Arraiá do Zé Chiquim 2022

Desenvolvimento e Hospedagem: