CSF realizou mais uma edição do Projeto Literatura Viva

O Colégio São Francisco realizou no último dia 27 de maio, mais uma edição do Projeto Literatura Viva, que aconteceu no Complexo Esportivo do Colégio. O evento teve com o objetivo principal  provocar uma reflexão acerca de um assunto de fundamental  importância para todos nós: a invisibilidade social.

“Invisibilidade social”? O termo refere-se à existência de pessoas “invisíveis” aos olhos da sociedade por diversos fatores, como o preconceito, a indiferença e o individualismo. A invisibilidade social é assunto da contemporaneidade e está presente no corpo social desde a antiguidade. Na Grécia Antiga, mulheres, escravos, imigrantes e pessoas de baixa renda eram considerados invisíveis aos olhos da população, uma vez que não possuíam direito à cidadania e, dessa forma, não possuíam voz diante de ações sociais.

Nesse contexto, é notório que, depois de muitos séculos, a invisibilidade social ainda é um problema muito recorrente na sociedade contemporânea. Portanto, sobre a pauta apresentada, prestigiamos a discussão presente nesta edição do, refletindo acerca do seguinte tema: ESPELHO ESPELHO MEU, EXISTE UM CIDADÃO MAIS INVISÍVEL DO QUE EU?

Confira a programação do evento que contou com o protagonismo dos nossos alunos:

1º apresentação – 2º série B: Esta participação mostrou que as diversas parcelas da população são consideradas “minorias” pela sociedade, como portadores de deficiência, idosos, pessoas de baixa renda, negros e algumas profissões, o que, infelizmente, reduz sua voz, participação e presença em alguns setores sociais.

2º apresentação- 1º série B: Esta turma trouxe uma visão sobre as pessoas negras que apresentam artes de sua cultura, com o objetivo de gerar um maior conhecimento, mas, infelizmente, não são reconhecidos e vistos pela sociedade. Baseando-se nesse cenário, a turma promoveu uma reflexão acerca deste problema.

3º apresentação- 1º série A: O cuidado com os idosos é essencial para a manutenção positiva da nossa sociedade, uma vez que precisam de maiores cuidados e atenção. Entretanto, como já sabemos, a população idosa enfrenta graves problemas em relação a sua visibilidade, já que as pessoas não se importam com sua situação e posicionamentos. Quantas vezes presenciamos idosos conversando e sendo ignorados? Ou sendo desvalorizados? E Com base nesses questionamentos que assistiremos a turma apresentou um lindo musical que emocionou o público presente.

4º apresentação- 2º série A: Esta turma falou sobre as causas desse entrave, assim como as formas de resolvê-lo. mostrando que a sociedade possui papel fundamental na resolução do problema, manifestando e expondo os malefícios que esse triste quadro pode causar.

5º apresentação- 6º ano A e B: Algumas profissões servem como base para a estruturação da sociedade. A relação servo e rei está presente no corpo social desde a antiguidade, onde era visível a presença de trabalhadores rurais para a sustentação das classes mais altas da sociedade, e, até hoje, é possível notar a existência dessa pirâmide entre as classes. Com base nisso, os alunos do 6° ano ressaltarão a importância e o valor de cada profissão para a sociedade, através da releitura do paradidático “A turma dos tigres: a pirâmide” e da recitação do cordel das profissões.

6º apresentação- 7º ano A e B: A população brasileira, apesar de ser formada por várias etnias, possui um padrão estabelecido: cabelo liso, pele clara, entre outros aspectos. E, infelizmente, esse padrão exclui pessoas negras e seus traços. Com base nessa triste perspectiva, aqui o público pôde refletir sobre do assunto assistindo o monólogo do paradidático “A maré de desejos” feito pelo 7° ano A e, em seguida, apresentaram o recital do poema “Negra” pelo 7° ano B.

7º apresentação- 8º ano A e B: Sabemos que não é de agora que a sociedade brasileira se contenta com pouco. E a invisibilidade social é uma das principais causas desse contentamento. Sempre é possível notar na nossa realidade as desigualdades entre pessoas ricas e pobres, na qual está inserida a relação subordinante-subordinado, sendo a classe alta a subordinante e a classe baixa a subordinada, uma vez que pessoas de classe mais baixa não possuem nem mesmo voz, sendo preciso atos de certa forma barulhentos para que sejam vistas. Nesse contexto foi apresentada a peça teatral do 8° ano A e, depois, o musical do 8° ano B, tendo como cenário o paradidático “O cidadão invisível”, a fim de evidenciar a problemática dessa realidade para causar reflexão na mentes de todos que estavam, ali presentes.

8º apresentação- 9º ano A e B: Aqui foi abordado a situação dos moradores de rua, que é um problema real e preocupante, que se torna mais frequente a cada dia que passa. Essa situação agrava-se com o descaso social, já que as pessoas possuem diferentes posturas em relação ao assunto, ora empáticas, ora negligentes. Em grande parte, os moradores de rua não são notados pela sociedade, haja visto que essa não é participativa na resolução do entrave, pelo contrário, contribui para o aumento dele, uma vez que não oferece recursos e visibilidade para essa causa. Com base nesse ponto de vista, foi apresentada a paródia do paradidático “As aventuras de Tom Sawyer” feita pelos alunos do 9° ano A e, posteriormente, a performance “Os Cegos” pelo 9° ano B.

 

A Diretora Geral do CSF, Professora Aldenôra Velôso Medeiros, agradece a participação de todos neste projeto, em especial aos Pais, Responsáveis, Alunos, Professores e Colaboradores que contribuíram para a realização de  mais um evento de grande sucesso com a marca da qualidade de quem há 56 anos, protagoniza a educação na região.

 

Colégio São Francisco, 56 anos de Protagonismo na Educação!

 

Fonte: Comercial e Marketing CSF 2022.

CSF realizou mais uma edição do Projeto Literatura Viva

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